"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1

Tiago 1

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Prefácio e saudação 
 
1- Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde.
 
Acerca de provas e tentações 
 
2- Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,
3- sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;
4- e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.
5- Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.
6- Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.
7- Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa,
8- homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.
9- Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação,
10- e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.
11- Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos.
12- Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.
13- Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta.
14- Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; concupiscência é o termo utilizado para designar a cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais e a ganância por poder e/ou dinheiro. Na teologia católica, a concupiscência é vista como um desejo de menor apetite contrário à razão. Essa visão é apoiada pelos estoicos, no qual a concupiscência é entendida como um apetite irracional, assim subordinado às necessidades, ódio, ambição, ira, amor, cólera e ressentimento.
15- então a concupiscência, concupiscência é o termo utilizado para designar a cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais e a ganância por poder e/ou dinheiro. Na teologia católica, a concupiscência é vista como um desejo de menor apetite contrário à razão. Essa visão é apoiada pelos estoicos, no qual a concupiscência é entendida como um apetite irracional, assim subordinado às necessidades, ódio, ambição, ira, amor, cólera e ressentimento. havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
16- Não vos enganeis, meus amados irmãos.
17- Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
18- Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
19- Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.
20- Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
21- Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.
22- E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
23- Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural;
24- porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era.
25- Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.
26- Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã.
27- A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.

 
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