"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1

Romanos 4

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Abraão foi justificado pela fé 
 
1- Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
2- Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
3- Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
4- Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida;
5- porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, ímpio significa desumano, desnaturado, insensível. É aquela pessoa que não tem piedade, que age cruelmente. Um indivíduo ímpio é uma pessoa indiferente, intolerável, que pratica barbaridades, que tortura. É também o indivíduo que possui valores contrários aos estabelecidos pelo senso comum. a sua fé lhe é contada como justiça;
6- assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo:
7- Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades iniqüidades é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade e etc. A iniqüidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade. A iniqüidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso. são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
8- Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.
9- Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça.
10- Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão.
11- E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada,
12- bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser circuncidado.
13- Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé.
14- Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é anulada.
15- Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão.
16- Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós.
17- (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem.
18- O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência;
19- e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara;
20- contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus,
21- e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer.
22- Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça.
23- Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado;
24- mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;
25- o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.

 
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