"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1

Mateus 17

Mateus 17
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A transfiguração - Creating a simple modal window with HTML5 & CSS3 Mc.9.2-13; Lc.9.28-36
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1- Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago e a João, irmão deste, e os conduziu à parte a um alto monte;
2- e foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
3- E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
4- Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
5- Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
6- Os discípulos, ouvindo isso, caíram com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados.
7- Chegou-se, pois, Jesus e, tocando-os, disse: Levantai-vos e não temais.
8- E, erguendo eles os olhos, não viram a ninguém senão a Jesus somente.
9- Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja levantado dentre os mortos.
10- Perguntaram-lhe os discípulos: Por que dizem então os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?
11- Respondeu ele: Na verdade Elias havia de vir e restaurar todas as coisas;
12- digo-vos, porém, que Elias já veio, e não o reconheceram; mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às mãos deles.
13- Então entenderam os discípulos que lhes falava a respeito de João, o Batista.
 
A cura dum lunático - Creating a simple modal window with HTML5 & CSS3 Mc.9.14-29. Creating a simple modal window with HTML5 & CSS3 Lc.9.37-45  
 
14- Quando chegaram à multidão, aproximou-se de Jesus um homem que, ajoelhando-se diante dele, disse:
15- Senhor, tem compaixão de meu filho, porque é epiléptico e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água.
16- Eu o trouxe aos teus discípulos, e não o puderam curar.
17- E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.
18- Então Jesus repreendeu ao demônio, o qual saiu do menino, que desde aquela hora ficou curado.
19- Depois os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, perguntaram-lhe: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
20- Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.
21- [mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum.]
22- Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens;
23- e matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressurgirá. E eles se entristeceram grandemente.
 
Jesus paga o tributo 
 
24- Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, dracmas (em grego: δραχμή — plural, δραχμές ou δραχμαί; derivado do verbo "δράττω" — dratto, "segurar") foi um antigo peso monetário encontrado em muitas cidades-estados gregas e Estados sucessores, e em muitos reinos do Médio Oriente do período helenístico. Também foi uma unidade de troca do Império Aquemênida e Império Parta e serviu como base da cunhagem do Império Sassânida.[1] Dracma, segundo a mitologia grega, era um meio de oferenda à Íris, a deusa do arco-íris que proporcionava depois da oferenda, uma mensagem através da névoa. O termo também foi empregado para definir três unidades monetárias gregas modernas - a primeira introduzida em 1832 e a última substituída pelo euro em 2001 (na proporção de 340,750 dracmas por 1 euro). O euro não começou a circular antes de 2002 mas foi fixado em 19 de junho de 2000, com a introdução legal do euro a partir de janeiro de 2002. O dracma era a mais antiga moeda ainda em circulação no mundo, até ser substituída pelo euro. e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as dracmas? dracmas (em grego: δραχμή — plural, δραχμές ou δραχμαί; derivado do verbo "δράττω" — dratto, "segurar") foi um antigo peso monetário encontrado em muitas cidades-estados gregas e Estados sucessores, e em muitos reinos do Médio Oriente do período helenístico. Também foi uma unidade de troca do Império Aquemênida e Império Parta e serviu como base da cunhagem do Império Sassânida.[1] Dracma, segundo a mitologia grega, era um meio de oferenda à Íris, a deusa do arco-íris que proporcionava depois da oferenda, uma mensagem através da névoa. O termo também foi empregado para definir três unidades monetárias gregas modernas - a primeira introduzida em 1832 e a última substituída pelo euro em 2001 (na proporção de 340,750 dracmas por 1 euro). O euro não começou a circular antes de 2002 mas foi fixado em 19 de junho de 2000, com a introdução legal do euro a partir de janeiro de 2002. O dracma era a mais antiga moeda ainda em circulação no mundo, até ser substituída pelo euro.
25- Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios?
26- Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos.
27- Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; estáter Corinth stater, 555-515 BC.jpgé uma moeda antiga usada em diversas regiões da Grécia. Eram feitas de ouro ou prata. É originado do termo grego isthmi, istemi, verbo que também significa "fixar", "instituir", nos trazendo a ideia de que o estáter era o valor e moeda instituída e fixada como base no sistema monetário grego. Foi encontrado no interior do peixe que Pedro pegou com anzol, a mando de Jesus, a fim de pagar o tributo de ambos. toma-o, e dá-lho por mim e por ti.

 
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