"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1

Josué 22

Josué 22
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Josué abençoa e manda para suas casas as duas e meia tribos

1- Então
Josué chamou os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés,
2- e disse-lhes: Tudo quanto
Moisés, servo do Senhor, vos ordenou, tendes observado, bem como tendes obedecido à minha voz em tudo quanto vos ordenei.
3- A vossos irmãos nunca desamparastes, até o dia de hoje, mas tendes observado cuidadosamente o mandamento do
Senhor vosso Deus.
4- Agora o
Senhor vosso Deus deu descanso a vossos irmãos, como lhes prometera; voltai, pois, agora, e ide para as vossas tendas, para a terra da vossa possessão, que
Moisés, servo do Senhor, vos deu além do Jordão.
5- Tão-somente tende cuidado de guardar com
diligência diligência Atividade constante e perseverante; esforço laborioso; empenho; zelo. Costumeiramente o termo infere trabalho lícito e útil. É o oposto da indolência ou ociosidade. Na Bíblia, a palavra grega traduzida por “diligência” é na maioria das vezes traduzida por “seriedade”, “verdadeira seriedade” ou “esforço sério”. O sentido da palavra é também às vezes transmitido pela tradução por “pressa”, “velocidade” ou “quefazeres”. o mandamento e a lei que
Moisés, servo do Senhor, vos ordenou que ameis ao Senhor vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos apegueis a ele e o sirvais com todo o vosso coração e com toda a vossa alma.
6- Assim
Josué os abençoou, e os despediu; e eles foram para as suas tendas.
7- Ora,
Moisés dera herança em Basã à meia tribo de Manassés, porém à outra metade Josué deu herança entre seus irmãos, a oeste do Jordão. E quando Josué os enviou para as suas tendas os abençoou
8- e lhes disse: Voltai para as vossas tendas com grandes riquezas, com muitíssimo gado, com prata e ouro, com cobre e ferro, e com muitíssimos vestidos; e reparti com vossos irmãos o
despojo despojo substantivo masculino: 1. Ato ou efeito de despojar(-se); despojamento. Aquilo que servia de revestimento, adorno ou cobertura e que foi retirado ou caiu (p.ex., pele ou penas de animal, folhas de planta etc.). Militar (termo) A que se toma ao inimigo; presa, espólio. 2. Tudo aquilo que sobra; restos, fragmentos. dos vossos inimigos.
9- Assim voltaram os filhos de
Rúben os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés, separando-se dos filhos de Israel em Siló, que está na terra de
Canaã, para irem à terra de Gileade, à terra da sua possessão, de que foram feitos possuidores, segundo a ordem do Senhor por intermédio de Moisés.
 
O altar do testemunho

10- Tendo chegado à região junto ao
Jordão, ainda na terra de Canaã, os filhos de Rúben os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés edificaram ali, à beira do Jordão, um altar de grandes proporções.
11- E os filhos de
Israel ouviram dizer: Eis que os filhos de Rúben os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés edificaram um altar na fronteira da terra de
Canaã, na região junto ao Jordão, da banda que pertence aos filhos de Israel.
12- Quando os filhos de
Israel ouviram isto, congregaram-se todos em Siló, para subirem a guerrear contra eles.
13- Então os filhos de
Israel enviaram aos filhos de Rúben aos filhos de Gade e à meia tribo de Manassés, à terra de Gileade, Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, sacerdote (do latim Sacerdos – sagrado; e otis – representante, portando "representante do sagrado") é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular.
14- e com ele dez príncipes, um príncipe de cada casa paterna de todas as tribos de Israel; e eles eram os cabeças das suas casas paternas entre os milhares de Israel.
15- Foram, pois, ter com os filhos de Rúben e os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés, à terra de Gileade, e lhes disseram:
16- Assim diz toda a congregação do
Senhor: Que transgressão é esta que cometestes contra o Deus de Israel, deixando hoje de seguir ao Senhor, edificando-vos um altar para vos rebelardes hoje contra o Senhor?
17- Acaso nos é pouca a
iniqüidade iniqüidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade e etc. A iniqüidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade. A iniqüidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso. de Peor, de que ainda até o dia de hoje não nos temos purificado, apesar de ter vindo uma praga sobre a congregação do Senhor,
18- para que hoje queirais abandonar ao
Senhor? Será que, rebelando-vos hoje contra o Senhor, amanhã ele se irará contra toda a congregação de Israel.
19- Se é, porém, que a terra da vossa possessão é imunda, passai para a terra da possessão do
Senhor, onde habita o tabernáculo do Senhor, e tomai possessão entre nós; mas não vos rebeleis contra o Senhor, nem tampouco vos rebeleis contra nós, edificando-vos um altar afora o altar do Senhor nosso Deus.
20- Não cometeu
Acã, filho de Zerá, transgressão no tocante ao anátema? e não veio ira sobre toda a congregação de Israel
? de modo que não pereceu ele só na sua
iniqüidade. iniqüidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade e etc. A iniqüidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade. A iniqüidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso.
21- Então responderam os filhos de Rúben os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés, e disseram aos cabeças dos milhares de Israel:
22- O
Senhor Deus dos deuses, o Senhor Deus dos deuses, ele o sabe, e Israel mesmo o saberá. Se foi por rebeldia, ou por transgressão contra o Senhor, hoje não nos preserve;
23- se nós edificamos um altar, para nos tornar de após o
Senhor
, ou para sobre ele oferecer holocausto holocausto Holocausto (sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício. e oferta de cereais, ou sobre ele oferecer sacrifícios de ofertas pacíficas, o Senhor mesmo de nós o requeira;
24- e se antes o não fizemos com receio e de propósito, dizendo: Amanhã vossos filhos poderiam dizer a nossos filhos: Que tendes vós com o
Senhor Deus de Israel?
25- Pois o
Senhor pôs o
Jordão por termo entre nós e vós, ó filhos de Rúben e ó filhos de Gade; não tendes parte no Senhor. Assim bem poderiam vossos filhos fazer com que os nossos filhos deixassem de temer ao Senhor.
26- Pelo que dissemos: Edifiquemos agora um altar, não para
holocausto, holocausto Holocausto (sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício. nem para sacrifício,
27- mas para que, entre nós e vós, e entre as nossas gerações depois de nós, nos sirva de testemunho para podermos fazer o serviço do
Senhor diante dele com os nossos holocaustos, holocaustos Holocausto (sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício. com os nossos sacrifícios e com as nossas ofertas pacíficas; para que vossos filhos não digam amanhã a nossos filhos: Não tendes parte no Senhor.
28- Pelo que dissemos: Quando amanhã disserem assim a nós ou às nossas gerações, então diremos: Vede o modelo do altar do
Senhor que os nossos pais fizeram, não para holocausto holocausto Holocausto (sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício. nem para sacrifício, porém para ser testemunho entre nós e vós,
29- Longe esteja de nós que nos rebelemos contra o
Senhor, ou que hoje o abandonemos, edificando altar para holocausto, holocausto Holocausto (sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício. oferta de cereais ou sacrifício, afora o altar do Senhor nosso Deus, que está perante o seu tabernáculo.
30- Quando, pois,
Finéias, o sacerdote, sacerdote (do latim Sacerdos – sagrado; e otis – representante, portando "representante do sagrado") é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular. e os príncipes da congregação, os cabeças dos milhares de
Israel que estavam com ele, ouviram as palavras que lhes disseram os filhos de Rúben os filhos de Gade e os filhos de Manassés, ficaram satisfeitos.
31- Então disse
Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, sacerdote (do latim Sacerdos – sagrado; e otis – representante, portando "representante do sagrado") é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular. aos filhos de Rúben aos filhos de Gade e aos filhos de Manassés: Hoje sabemos que o Senhor está no meio de nós, porquanto não cometestes tal transgressão contra o Senhor; agora livrastes os filhos de Israel da mão do Senhor.
32- E
Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, sacerdote (do latim Sacerdos – sagrado; e otis – representante, portando "representante do sagrado") é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular. e os príncipes, deixando os filhos de Rúben e os filhos de Gade, voltaram da terra de Gileade para a terra de
Canaã, aos filhos de Israel, e trouxeram-lhes a resposta.
33- E com isso os filhos de
Israel ficaram satisfeitos; e louvaram a Deus, e não falaram mais de subir a guerrear contra eles, para destruírem a terra em que habitavam os filhos de Rúben e os filhos de Gade.
34- E os filhos de
Rúben e os filhos de Gade chamaram ao altar Testemunha; pois, disseram eles, é testemunho entre nós que o Senhor é Deus.

 
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