  
Introdução de Jó
Chave:
Provação
Comentário:
A apresentação claramente
visível do livro - prólogo, discurso e epílogo, além dos ciclos dentro dos
próprios discursos - demonstra-nos que se trata de uma interpretação teológica
de certos acontecimentos da vida de um homem chamado
Jó.
Do começo até ao fim o autor procura com
diligência
diligência
Atividade constante e perseverante; esforço laborioso; empenho; zelo. Costumeiramente o termo infere trabalho lícito e útil. É o oposto da indolência ou ociosidade. Na Bíblia, a palavra grega traduzida por “diligência” é na maioria das vezes traduzida por “seriedade”, “verdadeira seriedade” ou “esforço sério”. O sentido da palavra é também às vezes transmitido pela tradução por “pressa”, “velocidade” ou “quefazeres”.
responder a uma pergunta
básica. Qual é o significado da fé?
Chefe tribal de
extraordinária piedade e integridade,
Jó
é abençoado
por
Deus
com prosperidade terrena
que o converte no homem "maior do que todos os do oriente" (1:3). De repente,
Jó
sofre
vários
reveses
reveses
Situação trágica; desastre, desgraça. Etimologia (origem da palavra reveses).
de fortuna. Vítima de uma série de grandes calamidades, vê-se
privado primeiro de seus bens e de seus filhos (1:13-19). Seu corpo se cobre
de uma enfermidade repulsiva (2:7). Três amigos, que se apresentam com a
intenção evidente de consolar
Jó,
insistem em que seu sofrimento é castigo pelo pecado , e por isso mesmo, seu
único recurso é o arrependimento. Mas
Jó
repudia com
veemência esta solução, afirmando sua integridade, e admitindo ao mesmo tempo
sua incapacidade de entender sua própria condição. Outro amigo,
Eliú, sugere
que
Jó
está
passando por um período de disciplina de amor ordenada por
Deus,
para impedi-lo de continuar pecando.
Jó
rejeita
também esta interpretação. Finalmente,
Deus
responde
às contínuas solicitações de
Jó,
de uma explicação direta de seus sofrimentos.
Deus
responde,
não mediante uma justificação de sua conduta, nem mediante uma solução
imediata, mas em virtude de sua apresentação de si mesmo com sabedoria e
poder. Esta apresentação é suficiente para
Jó;
observa ele que, por ser
Deus
quem é,
deve haver uma solução, e nela apóia sua fé.
Conquanto o tema do
sofrimento e suas causas seja predominante no livro, este preenche um fim mais
amplo na mente do autor: o de
demonstrar que a certeza da fé não depende das circunstâncias externas nem das
explicações conjeturais, mas do encontro da fé com um
Deus
onipotente e onisciente.
Autor:
O livro não nos dá
indicações certas do autor nem do tempo em que foi escrito. Embora muitos,
atualmente, afirmem que foi escrito no exílio ou em época pós-exílio (sexto a
terceiro século a.C), tradicionalmente tem-se fixado a data na época dos
patriarcas (século XVI a.C), ou nos dias de Salomão (século X a.C).
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Robert B. Laurin
Doutor em Filosofia e
Letras
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