"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1

Gálatas 2

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1- Depois, passados catorze anos, subi outra vez a
Jerusalém com Barnabé, levando também comigo a Tito.
2- E subi devido a uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão.
3- Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
4- e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar;
5- aos quais nem ainda por uma hora cedemos em sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
6- Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa (quais outrora tenham sido, nada me importa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram;
7- antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão
8- (porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão, operou também a meu favor para com os gentios),
9- e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
10- recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência. diligência Atividade constante e perseverante; esforço laborioso; empenho; zelo. Costumeiramente o termo infere trabalho lícito e útil. É o oposto da indolência ou ociosidade. Na Bíblia, a palavra grega traduzida por “diligência” é na maioria das vezes traduzida por “seriedade”, “verdadeira seriedade” ou “esforço sério”. O sentido da palavra é também às vezes transmitido pela tradução por “pressa”, “velocidade” ou “quefazeres”.
11- Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível.
12- Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão.
13- E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
14- Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus?
15- Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios,
16- sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.
17- Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum.
18- Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
19- Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus.
20- Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
21- Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.

 
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