"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1

Ezequiel 27

Ezequiel 27
http://www.partycity.com.br/imagens/produtos/tema-cinema-hollywood/197894_EP11.jpg

A lamentação sobre Tiro
 
1- De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2- Tu pois, ó filho do homem, levanta uma lamentação sobre Tiro;
3- e dize a Tiro, que habita na entrada do mar, e negocia com os povos em muitas ilhas: Assim diz o Senhor Deus: Ó Tiro, tu dizes: Eu sou perfeita em formosura.
4- No coração dos mares estão os teus termos; os que te edificaram aperfeiçoaram a tua formosura.
5- De ciprestes ciprestes é um tipo de árvore bastante citada nas Escrituras Sagradas. ... Relatos bíblicos mostram que além de sua utilização na construção da arca, a madeira de cipreste foi usada também para atividades onde se exigiam propriedades físicas intensas. de Senir fizeram todas as tuas tábuas; trouxeram cedros cedros substantivo masculino: gimnospermas: design. comum às árvores do gên. Cedrus, da fam. das pináceas, que reúne quatro spp., nativas de regiões montanhosas do Norte da África à Ásia, cultivadas como ornamentais e pelas madeiras de qualidade. do Líbano para fazerem um mastro para ti.
6- Fizeram os teus remos de carvalhos de Basã; os teus bancos fizeram-nos de marfim engastado engastado adjetivo Inserido no engaste, na parte de uma jóia em que fica presa uma pedra preciosa; encastoado, encravado, embutido.[Figurado] Que se inseriu em algum lugar; inserido, introduzido: rimas engastadas no poema. em buxo das ilhas de Quitim.
7- Linho fino bordado do Egito era a tua vela, para te servir de estandarte; estandarte substantivo masculino Bandeira, insígnia, símbolo, de uma nação, de um partido político, de uma escola de samba, de um time de futebol, de uma religião, de uma corporação militar etc.: estandarte militar. de azul, e púrpura púrpura substantivo feminino: 1. cor vibrante vermelho-escura, tendente para o roxo. 2. substância corante, vermelho-escura, extraída de moluscos do gên. Púrpura ; ostro. das ilhas de Elisá era a tua cobertura.
8- Os habitantes de Sidom e de Arvade eram os teus remadores; os teus peritos, ó Tiro, que em ti se achavam, esses eram os teus pilotos.
9- Os anciãos de Gebal e seus peritos eram em ti os teus calafates; calafates é um operário especializado da construção naval. O calafate trabalha nos estaleiros navais cabendo-lhe vedar com estopa de algodão alcatroada os espaços entre as tábuas com que são feitos os barcos de forma a impedir que a água se infiltre. todos os navios do mar e os seus marinheiros se achavam em ti, para tratarem dos teus negócios.
10- Os persas, e os lídios, e os de Pute eram no teu exército os teus soldados; penduravam em ti o escudo e o capacete; aumentavam o teu esplendor. esplendor substantivo masculino Grande brilho, fulgência, resplandecência: o esplendor do sol. [Figurado] Magnificência, suntuosidade, pompa, fausto, luxo: o esplendor do espetáculo. Etimologia (origem da palavra esplendor).
11- Os filhos de Arvade e o teu exército estavam sobre os teus muros em redor, e os gamaditas nas tuas torres; penduravam os seus escudos nos teus muros em redor; aperfeiçoavam a tua formosura.
12- Társis negociava contigo, por causa da abundância de toda a casta casta substantivo feminino: 1. sociologia: Qualquer grupo social, ou sistema rígido de estratificação social, de caráter hereditário. 2. Por analogia - biologia: Grupo de indivíduos pertencentes a uma espécie animal ou vegetal que apresenta caracteres semelhantes transmitidos por hereditariedade. de riquezas; seus negociantes trocavam pelas tuas mercadorias prata, ferro, estanho, estanho substantivo masculino: 1. química: elemento químico (símb.: Sn ) de número atômico 50 [Us. em ligas de bronze e cobre, de chumbo e solda comum, de lata e ferro etc.] ☞ cf. TABELA PERIÓDICA. 2. liga que tem esse metal como elemento principal. e chumbo.
13- Javã, Tubal e Meseque eram teus mercadores; pelas tuas mercadorias trocavam as pessoas de homens e vasos de bronze.
14- Os da casa de Togarma trocavam pelas tuas mercadorias cavalos e ginetes ginetes substantivo masculino: 1. Antigo: Cavaleiro armado de lança e adaga. 2. Por metonímia: Cavalo bem proporcionado, adestrado e de boa raça. e mulos;
15- Os filhos de Dedã eram os teus mercadores; muitas ilhas eram o comércio da tua mão; dentes de marfim e pau de ébano ébano substantivo masculinoangiospermas: Design. comum às árvores do gên. Diospyros, da fam. das ebenáceas, com madeira nobre ou de qualidade, ger. muito escura. tornavam a dar-te em presente.
16- A Síria negociava contigo por causa da multidão das tuas manufaturas; manufaturas substantivo feminino: 1. Ato ou efeito de manufaturar. 2. Trabalho, atividade que se realiza em máquina caseira ou manualmente. pelas tuas mercadorias trocavam granadas, púrpura, púrpura substantivo feminino: 1. cor vibrante vermelho-escura, tendente para o roxo. 2. substância corante, vermelho-escura, extraída de moluscos do gên. Purpura ; ostro. obras bordadas, linho fino, corais e rubis.
17- Judá e a terra de Israel eram teus mercadores; pelas tuas mercadorias trocavam o trigo de Minite, cera, mel, azeite e bálsamo. bálsamo substantivo masculino: 1. Botânica: Substância aromática exsudada por muitas plantas, composta de resinas, óleos essenciais, ácido benzoico, cinâmico e seus ésteres; muito us. em perfumaria e farmácia. 2. Por extensão: Na medicina caseira, infusão de plantas narcóticas em óleo, com que se friccionam regiões doloridas do corpo; bálsamo-tranquilo.
18- Por causa da multidão das tuas manufaturas, manufaturas substantivo feminino: 1. Ato ou efeito de manufaturar. 2. Trabalho, atividade que se realiza em máquina caseira ou manualmente. por causa da multidão de toda a sorte de riquezas, Damasco negociava contigo em vinho de Helbom e lã branca.
19- Também e Javã, de Uzal, pelas tuas mercadorias, davam em troca ferro trabalhado, cássia cássia substantivo feminino: angiospermas: Design. comum às plantas do gên. Cassia, da fam. das leguminosas, subfam. cesalpinioídea, que reúne cerca de 30 spp. arbóreas, de ocorrência pantropical, ger. cultivadas como ornamentais e tb. como medicinais. e cálamo cálamo A palavra hebraica qa·néh é a fonte original da palavra “cana” (bem como da palavra “cânone”), e qa·néh freqüentemente é traduzida por “haste” (Gên 41:5, 22), ‘hástea’ (Êx 25:31, 32, ALA) ou “cana” (1Rs 14:15). Em certos textos, porém, quer o contexto, quer uma palavra modificadora, indicam que a referência é a uma planta aromática, e qa·néh é então traduzida por “cálamo” (Êx 30:23; Cân 4:14) e “cana”. — Is 43:24. aromático, que assim entravam no teu comércio.
20- Dedã negociava contigo em suadouros para cavalgar.
21- Arábia e todos os príncipes de Quedar também eram os mercadores ao teu serviço; em cordeiros, cordeiros substantivo masculino: Filhote de carneiro, assim considerado até um ano de idade; anho, borrego. carneiros e bodes, nestas coisas negociavam contigo.
22- Os mercadores de Sabá e Raamá igualmente negociavam contigo; pelas tuas mercadorias trocavam as melhores de todas as especiarias e toda a pedra preciosa e ouro.
23- Harã, e Cané e Éden, os mercadores de Sabá, Assur e Quilmade eram teus mercadores.
24- Estes negociavam contigo em roupas escolhidas, em agasalho de azul e de obra bordada, e em cofres de roupas preciosas, amarrados com cordas e feitos de cedro. cedro substantivo masculino: gimnospermas: design. comum às árvores do gên. Cedrus, da fam. das pináceas, que reúne quatro spp., nativas de regiões montanhosas do Norte da África à Ásia, cultivadas como ornamentais e pelas madeiras de qualidade.
25- Os navios de Társis eram as tuas caravanas para a tua mercadoria; e te encheste, e te glorificaste muito no meio dos mares.
26- Os teus remadores te conduziram sobre grandes águas; o vento oriental te quebrantou no meio dos mares.
27- As tuas riquezas, os teus bens, as tuas mercadorias, os teus marinheiros e os teus pilotos, os teus calafates, calafates é um operário especializado da construção naval. O calafate trabalha nos estaleiros navais cabendo-lhe vedar com estopa de algodão alcatroada os espaços entre as tábuas com que são feitos os barcos de forma a impedir que a água se infiltre. e os que faziam os teus negócios, e todos os teus soldados, que estão em ti, juntamente com toda a tua companhia, que está no meio de ti, se submergirão no meio dos mares no dia da tua queda.
28- Ao estrondo da gritaria dos teus pilotos tremerão os arrabaldes. arrabaldes substantivo masculino: 1. Parte de uma cidade ou povoação que fica fora ou nas adjacências de seus limites; subúrbio (tb. us. no pl.). 2. Por extensão: Lugar muito afastado do centro de uma cidade ou povoação; arredor, cercania (tb. us. no pl.).
29- E todos os que pegam no remo, os marinheiros, e todos os pilotos do mar descerão de seus navios, e pararão em terra,
30- e farão ouvir a sua voz sobre ti, e gritarão amargamente; lançarão pó sobre as cabeças, e na cinza se revolverão;
31- e se farão calvos por tua causa, e se cingirão de sacos, e chorarão sobre ti com amargura de alma, com amarga lamentação.
32- No seu pranto farão uma lamentação sobre ti, na qual dirão: Quem foi como Tiro, como a que está reduzida ao silêncio no meio do mar?
33- Quando as tuas mercadorias eram exportadas pelos mares, fartaste a muitos povos; com a multidão das tuas riquezas e das tuas mercadorias, enriqueceste os reis da terra.
34- No tempo em que foste quebrantada pelos mares, nas profundezas das águas, caíram no meio de ti todas as tuas mercadorias e toda a tua companhia.
35- Todos os moradores das ilhas estão a teu respeito cheios de espanto; e os seus reis temem em grande maneira, e estão de semblante perturbado.
36- Os mercadores dentre os povos assobiaram contra ti; tu te tornaste em grande espanto, e jamais subsistirá. subsistirá verbo: 1. intransitivo: conservar a sua força ou ação; perdurar. "apesar dos anos, subsiste cheio de energia" 2. intransitivo: não ser abolido, suprimido, roubado ou destruído; restar, remanescer, perdurar.

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Igreja Evangélica Missão Aliança com Deus - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger