"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1

Atos 13:13-52

Atos 13:13-52
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O discurso de Paulo na sinagoga sinagoga (do grego antigo συναγωγή, transl. synagoguē: 'assembleia', 'reunião') é o local de culto da religião judaica. Tem como objeto central a Arca da Torá. Os serviços religiosos da sinagoga são realizados todos os dias, desde que se forme um quórum, sendo que algumas vezes o culto envolve leituras da Torá, cujos rolos são retirados da Arca (heikhal) e transportados até o púlpito (Tebá). de Antioquia de Pisídia (ou Psídia) - a oposição dos Judeus 
 
13- Tendo Paulo e seus companheiros navegado de Pafos, chegaram a Perge, na Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
14- E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, sinagoga (do grego antigo συναγωγή, transl. synagoguē: 'assembleia', 'reunião') é o local de culto da religião judaica. Tem como objeto central a Arca da Torá. Os serviços religiosos da sinagoga são realizados todos os dias, desde que se forme um quórum, sendo que algumas vezes o culto envolve leituras da Torá, cujos rolos são retirados da Arca (heikhal) e transportados até o púlpito (Tebá). num dia de sábado, assentaram-se;
15- Depois da leitura da lei e dos profetas, profetas pessoa que anuncia os desígnios divinos, que prediz acontecimentos por inspiração de Deus. os chefes da sinagoga sinagoga (do grego antigo συναγωγή, transl. synagoguē: 'assembleia', 'reunião') é o local de culto da religião judaica. Tem como objeto central a Arca da Torá. Os serviços religiosos da sinagoga são realizados todos os dias, desde que se forme um quórum, sendo que algumas vezes o culto envolve leituras da Torá, cujos rolos são retirados da Arca (heikhal) e transportados até o púlpito (Tebá). mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai.
16- Então Paulo se levantou e, pedindo silêncio com a mão, disse: Varões israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi:
17- O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito, de onde os tirou com braço poderoso,
18- e suportou-lhes os maus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos;
19- e, havendo destruído as sete nações na terra de Canaã, deu-lhes o território delas por herança durante cerca de quatrocentos e cinquenta anos.
20- Depois disto, deu-lhes juízes até o profeta profeta pessoa que anuncia os desígnios divinos, que prediz acontecimentos por inspiração de Deus. Samuel.
21- Então pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos a Saul, filho de Quis, varão da tribo de Benjamim.
22- E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.
23- Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel um Salvador, Jesus;
24- Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do arrependimento.
25- Mas João, quando completava a carreira, dizia: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo, mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas alparcas Designação de sapato que possui tiras de couro para ser apertado ao pé; também denominado sandália ou alpargata. (Etm. do árabe norte-africano: abbalgâ) dos pés.
26- Irmãos, filhos da estirpe estirpe ou cepa, em biologia e genética, refere-se a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas. de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a nós é enviada a palavra desta salvação.
27- Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas profetas pessoa que anuncia os desígnios divinos, que prediz acontecimentos por inspiração de Deus. que se lêem todos os sábados.
28- E, se bem que não achassem nele nenhuma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto.
29- Quando haviam cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura;
30- mas Deus o ressuscitou dentre os mortos;
31- e ele foi visto durante muitos dias por aqueles que com ele subiram da Galiléia a Jerusalém, os quais agora são suas testemunhas para com o povo.
32- E nós vos anunciamos as boas novas da promessa, feita aos pais,
33- a qual Deus nos tem cumprido, a nós, filhos deles, levantando a Jesus, como também está escrito no salmo segundo: Tu és meu Filho, hoje te gerei.
34- E no tocante a que o ressuscitou dentre os mortos para nunca mais tornar à corrupção, falou Deus assim: Dar-vos-ei as santas e fiéis bênçãos de Davi;
35- pelo que ainda em outro salmo diz: Não permitirás que o teu Santo veja a corrupção.
36- Porque Davi, na verdade, havendo servido a sua própria geração pela vontade de Deus, dormiu e foi depositado junto a seus pais e experimentou corrupção.
37- Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção experimentou.
38- Seja-vos pois notório, varões, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.
39- E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê.
40- Cuidai pois que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: profetas pessoa que anuncia os desígnios divinos, que prediz acontecimentos por inspiração de Deus.
41- Vede, ó desprezadores, admirai-vos e desaparecei; porque realizo uma obra em vossos dias, obra em que de modo algum crereis, se alguém vo-la contar.
42- Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte.
43- E, despedida a sinagoga, sinagoga (do grego antigo συναγωγή, transl. synagoguē: 'assembleia', 'reunião') é o local de culto da religião judaica. Tem como objeto central a Arca da Torá. Os serviços religiosos da sinagoga são realizados todos os dias, desde que se forme um quórum, sendo que algumas vezes o culto envolve leituras da Torá, cujos rolos são retirados da Arca (heikhal) e transportados até o púlpito (Tebá). muitos judeus e prosélitos prosélitos provém do Koiné προσήλυτος/proselytos, presente na Septuaginta usado para estrangeiros e forasteiros em Israel"; um "peregrino na terra", e no Novo Testamento significa conversos ao Judaísmo de outras religiões. O equivalente hebraico é גר/ger. devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus.
44- No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
45- Mas os judeus, vendo as multidões, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.
46- Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios;
47- porque assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra.
48- Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna.
49- E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região.
50- Mas os judeus incitaram as mulheres devotas de alta posição e os principais da cidade, suscitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.
51- Mas estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio.
52- Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

 
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