"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1

1 Reis 3

1 Reis 3
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Salomão casa com a filha de Faraó

1- Ora,
Salomão aparentou-se com Faraó, rei do Egito, pois tomou por mulher a filha dele; e a trouxe à cidade de
Davi, até que acabasse de edificar a sua casa, e a casa do Senhor, e a muralha de Jerusalém em redor.
2- Entretanto o povo oferecia sacrifícios sobre os altos, porque até aqueles dias ainda não se havia edificado casa ao nome do
Senhor.
3- E
Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de
Davi, seu pai; exceto que nos altos oferecia sacrifícios e queimava incenso.
4- Foi, pois, o rei a
Gibeão para oferecer sacrifícios ali, porque aquele era o principal dentre os altos; mil holocaustos holocaustos (sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício. sacrificou Salomão naquele altar.
5- Em
Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
6- Respondeu
Salomão: De grande benevolência benevolência é um substantivo feminino com origem no latim benevolentia, que expressa a qualidade de alguém que é benevolente, ou seja demonstra afeto e estima em relação a alguém. Benevolência significa demonstrar bondade ou boa vontade em relação a outras pessoas, revelando altruísmo e empatia. usaste para com teu servo Davi, meu pai, porquanto ele andou diante de ti em verdade, em justiça, e em retidão de coração para contigo; e guardaste-lhe esta grande benevolência, benevolência é um substantivo feminino com origem no latim benevolentia, que expressa a qualidade de alguém que é benevolente, ou seja demonstra afeto e estima em relação a alguém. Benevolência significa demonstrar bondade ou boa vontade em relação a outras pessoas, revelando altruísmo e empatia. e lhe deste um filho, que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
7- Agora, pois, ó
Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de
Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
8- Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
9- Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
10- E pareceu bem aos olhos do
Senhor o ter Salomão pedido tal coisa.
11- Pelo que
Deus lhe disse: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo,
12- eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará.
13- Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias.
14- E ainda, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou
Davi,
15- Então
Salomão acordou, e eis que era sonho. E, voltando ele a Jerusalém, pôs-se diante da arca do pacto do Senhor, sacrificou holocaustos holocaustos (sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício. e preparou sacrifícios pacíficos, e deu um banquete a todos os seus servos.

Salomão julga a causa de duas mulheres

16- Então vieram duas mulheres prostitutas ter com o rei, e se puseram diante dele.
17- E disse-lhe uma das mulheres: Ah, meu senhor! eu e esta mulher moramos na mesma casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
18- E sucedeu que, no terceiro dia depois de meu parto, também esta mulher teve um filho. Estávamos juntas; nenhuma pessoa estranha estava conosco na casa; somente nós duas estávamos ali.
19- Ora, durante a noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
20- E ela se levantou no decorrer da noite, tirou do meu lado o meu filho, enquanto a tua serva dormia, e o deitou no seu seio, e a seu filho morto deitou-o no meu seio.
21- Quando me levantei pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando eu para ele à luz do dia, eis que não era o filho que me nascera.
22- Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Replicou a primeira: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
23- Então disse o rei: Esta diz : Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo.
24- Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante dele.
25- E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo, e dai a metade a uma, e metade a outra.
26- Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe
enterneceram enterneceram Fazer com que fique sensível; sensibilizar-se: o gesto de carinho da mãe enterneceu-a; enterneceu-se ao saber que seria mãe. Etimologia (origem da palavra enternecer). por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.
27- Respondeu, então, o rei: Dai à primeira o menino vivo, e de modo nenhum o mateis; ela é sua mãe.
28- E todo o
Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça.

 
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