  

Davi
numera o povo, e
Deus
castiga-o
1- Então
Satanás se levantou contra
Israel, e incitou
Davi a
numerar
Israel.
2- E disse
Davi
a
Joabe e aos príncipes do povo: Ide, contai a
Israel desde
Berseba até
Dã; e trazei-me a conta, para que eu saiba o
número deles.
3- Então disse
Joabe: O
Senhor acrescente ao seu povo cem vezes
tanto como ele é! Porventura, ó rei meu senhor, não são teus os servos de
meu senhor? Por que requer isto o meu senhor. Por que traria ele culpa
sobre
Israel?
4- Todavia a palavra do rei prevaleceu contra
Joabe. Pelo que saiu
Joabe, e passou por todo o
Israel; depois voltou para
Jerusalém.
5- E
Joabe deu a
Davi o resultado da numeração do povo. E era todo
o
Israel um milhão e cem mil homens que arrancavam da espada; e de
Judá quatrocentos e setenta mil homens que arrancavam da espada.
6- Mas entre eles
Joabe não contou os de
Levi
e
Benjamim, porque a
palavra do rei lhe foi abominável.
7- E este negócio desagradou a
Deus, pelo que feriu
Israel.
8- Então disse
Davi a
Deus: Gravemente pequei em fazer tal coisa;
agora porém, peço-te, tira a
iniqüidade
iniqüidade
é um substantivo feminino da língua portuguesa e define algo ou alguém que tem um comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade e etc. A
iniqüidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade. A
iniqüidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso.
de teu servo, porque procedi mui
loucamente.
9- Falou o
Senhor a
Gade, o vidente de
Davi, dizendo:
10- Vai, e dize a
Davi: Assim diz o
Senhor: Três coisas te
proponho; escolhe uma delas, para que eu te faça.
11- E
Gade veio a
Davi, e lhe disse: Assim diz o
Senhor: Escolhe o
que quiseres:
12- ou três anos de fome; ou seres por três meses consumido diante
de teus adversários, enquanto a espada de teus inimigos te alcance; ou que
por três dias a espada do
Senhor, isto é, a peste na terra, e o
anjo do
Senhor façam destruição por todos os termos de
Israel. Vê, pois, agora que
resposta hei de levar a quem me enviou.
13- Então disse
Davi a
Gade: Estou em grande angústia; caia eu,
pois, nas mãos do
Senhor, porque mui grandes são as suas misericórdias;
mas que eu não caia nas mãos dos homens.
14- Mandou, pois, o
Senhor a peste a
Israel; e caíram de
Israel setenta mil homens.
15- E
Deus mandou um
anjo
a
Jerusalém para a destruir; e, estando
ele prestes a destruí-la, o
Senhor olhou e se arrependeu daquele mal, e
disse ao
anjo destruidor: Basta; agora retira a tua mão. E o
anjo do
Senhor estava junto à
eira
eira
(do latim area — área, pedaço de terra) é um espaço plano com um chão duro, de dimensões variáveis, onde os cereais, eram malhados e peneirados, depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais. Daí a expressão "sem eira nem beira", que significa destituído de tudo. de
Ornã, o jebuseu.
16- E
Davi, levantando os olhos, viu o
anjo do
Senhor, que estava
entre a terra e o céu, tendo na mão uma espada desembainhada estendida
sobre
Jerusalém. Então
Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram
sobre os seus rostos.
17- E disse
Davi a
Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o
que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah!
Senhor, meu
Deus, seja a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai, e não
para castigo de teu povo.
18- Então o
anjo do
Senhor ordenou a
Gade que dissesse a
Davi para
subir e levantar um altar ao
Senhor na
eira
eira
(do latim area — área, pedaço de terra) é um espaço plano com um chão duro, de dimensões variáveis, onde os cereais, eram malhados e peneirados, depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais. Daí a expressão "sem eira nem beira", que significa destituído de tudo. de
Ornã, o jebuseu.
19- Subiu, pois,
Davi, conforme a palavra que
Gade falara em nome
do
Senhor.
20- E, virando-se
Ornã, viu o
anjo; e seus quatro filhos, que
estavam com ele, se esconderam. Ora,
Ornã estava debulhando trigo.
21- E
Davi
veio a
Ornã;
e olhou
Ornã,
e viu a
Davi,
e saiu da
eira,
eira
(do latim area — área, pedaço de terra) é um espaço plano com um chão duro, de dimensões variáveis, onde os cereais, eram malhados e peneirados, depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais. Daí a expressão "sem eira nem beira", que significa destituído de tudo.
e se prostrou perante
Davi
com o rosto em terra.
22- Então disse
Davi
a
Ornã: Dá-me o lugar da
eira
eira
(do latim area — área, pedaço de terra) é um espaço plano com um chão duro, de dimensões variáveis, onde os cereais, eram malhados e peneirados, depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais. Daí a expressão "sem eira nem beira", que significa destituído de tudo.
pelo seu valor,
para eu edificar nele um altar ao
Senhor, para que cesse esta praga de
sobre o povo.
23- Respondeu
Ornã a
Davi: Toma-o para ti, e faça o rei meu senhor
o que lhe parecer bem. Eis que dou os bois para
holocaustos,
holocaustos
(sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício.
os trilhos
para lenha, e o trigo para oferta de cereais; tudo dou.
24- Mas o rei
Davi disse a
Ornã: Não, antes quero comprá-lo pelo
seu valor; pois não tomarei para o
Senhor o que é teu, nem oferecerei
holocausto
holocausto
(sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício.
que não me custe nada.
25- E
Davi deu a
Ornã por aquele lugar o peso de seiscentos
siclos
siclos
substantivo masculino Unidade de peso usada no antigo Egito e na Judéia (de 6 a 12 g).
de ouro.
26- Então
Davi edificou ali um altar ao
Senhor, e ofereceu
holocaustos
holocaustos
(sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício.
e ofertas pacíficas; e invocou o
Senhor, o qual lhe respondeu
do céu, com fogo sobre o altar do
holocausto.
holocausto
(sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício.
27- E o
Senhor deu ordem ao
anjo, que tornou a meter a sua espada na
bainha.
28- Nesse mesmo tempo, vendo
Davi que o
Senhor lhe respondera na
eira
eira
(do latim area — área, pedaço de terra) é um espaço plano com um chão duro, de dimensões variáveis, onde os cereais, eram malhados e peneirados, depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais. ... Daí a expressão "sem eira nem beira", que significa destituído de tudo.
de
Ornã, o jebuseu, ofereceu ali os seus sacrifícios.
29- Pois o tabernáculo do
Senhor que
Moisés fizera no deserto, e o
altar do
holocausto,
holocausto
(sacrifício) Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. A palavra deriva do grego clássico holocaustos (ὁλόκαυστος de ὅλος "todo" + καυστός "queimado"), que é usado apenas para uma das principais formas de sacrifício.
estavam naquele tempo no alto de
Gibeão;
30- mas
Davi não podia ir perante ele para consultar a
Deus, porque
estava atemorizado por causa da espada do
anjo do
Senhor. |
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